
Praia da Barra de Maricá. (foto: João Henrique / 2023)
Praia de Itaipuaçu
Praia oceânica, com extensão de 15 Km e largura entre 20 e 30m, com águas transparentes e esverdeadas, cuja temperatura varia entre fria e morna e areias claras. Circundada pela Pedra do Elefante (mata atlântica e mirante), Serra da Tiririca, Pedra de Itaocaia, além de grande número de construções. É praticada a pesca de linha e própria para o banho, apesar de ser funda e perigosa.

Praia da Barra de Maricá
Situada entre a Restinga de Maricá e a Praia de Guaratiba, tem extensão de 2 Km e largura entre 15 e 20m, com vegetação rasteira típica de restinga. Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras. Entorno composto pela restinga, Lagoa de Maricá (Bairro de Zacarias, onde se localiza a vila de pescadores), por grande número de construções, quiosques e pelas dunas que ainda se encontram preservadas.
Praia de Guaratiba
Praia oceânica, situada no extremo leste da Restinga de Maricá, com 5 Km de extensão e largura entre 20 e 30m. Águas frias e transparentes, com areias claras. Paisagem formada por Ponta Negra e seu farol, pela Restinga de Maricá, pela Lagoa de Guarapina e pelo canal de ligação, entre as Lagoas de Guarapina e do Padre ao oceano. Trecho mais propício a banhos e a prática do Surf.
Praia de Cordeirinho
Entre as Praias de Ponta Negra e Guaratiba. Praia oceânica, com 4,5 Km de extensão e largura entre 15 e 20m. Vegetação rasteira típica de restinga, predominando espécies de gramíneas. Águas transparentes e esverdeadas, com areias claras. Na paisagem circundante se destacam a vegetação e restinga e a Lagoa do Padre. É praticada a pesca de linha e própria para o banho.

Praia de Jaconé
Localização entre Ponta Negra e divisa de Saquarema, praia oceânica, com extensão de 4 Km e largura de 25m. Vegetação rasteira, típica de restinga. Águas esverdeadas, com temperatura agradável. Areias finas e claras. Localiza-se nos limites com a Restinga de Saquarema, a Lagoa de Jaconé. Contornada pela serra de Jaconé e por loteamento de veraneio na área da restinga. Nessa praia é possível ver as Beack Rocks, pedras na areia da praia que foram descritas pelo naturalista inglês Charles Darwin em sua passagem pela cidade em 1832.
Praia de Ponta Negra
A Praia de Ponta Negra, em Maricá, é uma das mais visitadas por moradores e visitantes devido às suas características únicas que permite que os banhistas entrem com mais tranquilidade no mar. Isso pois a praia tem seu fundo mais alto, diferente das praias praias de Maricá que não se encontra o fundo logo ao entrar no mar. Além disso a praia fica ao lado do Canal da Costa, onde muitos banhistas aproveitam para fugir das ondas. Ponta Negra tem seu icônico farol, inaugurado em 1909 que pertence à Marinha do Brasil. Próximo ao farol encontra-se também a Gruta de Ponta Negra (acessível em uma curta trilha, íngrime) e a Ilha de Pedra logo abaixo do farol, ótima para o banho em dias de mar calmo.
